terça-feira, 30 de agosto de 2011

A COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO (PESSOAL E ORGANIZACIONAL)

Parte do projeto multidisciplinar de aprendizagem, tema TREINAMENTO e  DESENVOLVIMENTO.
O mercado de trabalho esta sempre em constante mudança; hoje contamos com um código de leis próprio, sindicatos, e órgãos fiscalizadores, tudo para garantir a integridade do “contratando” e do “contratado”; por isso precisamos nos manter atualizados perante a globalização existente em todos os setores.
O papel daquele que está na supervisão é ficar atento as necessidades de seu colaborador e ajuda-lo a desempenhar o máximo de suas habilidades para o crescimento da organização e também do próprio empregado, é também importante atentarmo-nos as novas tecnologias e recursos disponíveis para o trabalho.
Precisamos enxergar nossos colaboradores como pessoas que ajudaram no crescimento da organização, por estarem diariamente realizando uma determinada tarefa, possuem a capacidade de avaliar a melhor maneira de realiza-la, ou melhorias que possam vir a serem adotadas.  Com esse reconhecimentoa organização deixa claro a importância do colaborador, e este trabalhará motivado e vestirá a camisa da organização, buscando com garra e dedicação, atingir os objetivos passados a eles e talvez melhorados com sua ajuda.
Para esse processo ter resultados é importante a comunicação entre todos os setores da empresa, da gerencia para produção, em caso de novas normas, mudanças de rotinas ou outras atividades afins, e da produção para gerencia, com sugestões que possam agregar mais qualidade no desempenhar das funções.
Podemos melhorar o processo de comunicação na empresa com comunicados internos passados a todos os setores, painel de informação, comunicados individuais entre outros.
Independente da hierarquia, todas as pessoas são comunicadoras e é importante que interajam umas com as outras dentro e fora de seu setor, mesmo que de maneira informal pois isso facilitara na integração da empresa.
Se o ser humano nasceu com a necessidade de comunicar-se, compete então à empresa, na figura de seus gestores dos recursos humanos, criar esses espaços tão importantes para a evasão e o desenvolvimento da inteligência emocional humana.”
(Figueiredo, 1999 p.17)

A comunicação interna da empresa é mais uma estratégia que deve ser adotada para o desenvolvimento organizacional, precisa-se quebrar velhos paradigmas para que um sistema de comunicação novo seja implantado, onde todos os funcionários participem como “peças” fundamentais, e sintam-se indispensáveis para o sucesso da organização.

Meu professor de Treinamento e Desenvolvimento disse em aula uma vez que o maior erro que nós, estudantes, cometemos é achar que todo o problema da organização seja pela má comunicação, ele pode estar certo em afirmar que não, mas eu ainda acredito que a maioria deles (não todos) esteja, de uma certa forma,  ligados nessa falha, que é parte fundamental na estratégia organizacional e que não precisa de altos investimentos para ser solucionada, apenas vontade e iniciativa da alta gerência.  

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